sábado, 19 de janeiro de 2013
PORQUE FIQUEI?
PORQUE FIQUEI?
Como agradecer a estas pessoas a oportunidade que estão me dando para falar sobre isto... vou explicar melhor,.
Cheguei a Viana meio por acaso tinha vindo do interior por decisões familiares e passei em primeiro lugar em um processo seletivo para coordenação estadual do PDAPS (plano diretor de atenção primária do Espírito Santo) não tive coragem de assumir; como eu uma “capiau da roça “(sempre morei em Colatina) iria assumir uma responsabilidade de um estado inteiro”“? Tinha como opção assumir a coordenação regional metropolitana, pois havia passado também em primeiro lugar e assim fiz, visitei Viana duas vezes na gestão de minha amiga Daysi e depois do pleito estadual com outra gestão e outras prioridades o PDAPS já terminado; encerrou se o contrato, neste tempo fui convidada para ir para Viana e aceitei.
Vocês não tem idéia da sensação que tive ao entrar em uma cidade que tem um teatro e uma casa de cultura ao lado de uma prefeitura, penso que alguns vianenses ainda não perceberam a grandiosidade desta visão (além de outras claro), para eu que limitei minha vida desejando superar e diminuir diferenças, ver serviço publico e cultura juntos é o que toda pessoa que vive tentando aprender a ser melhor deseja.
Passei por várias situações no município bastante desagradáveis, mas comecei a me apaixonar, quando comecei a sentir isto tentei fugir com a ajuda da antiga gestão de saúde fui exonerada duas vezes e convidada a retornar pelo gestor anterior a esta minha gestão.
Até que 04 meses antes da eleição fui praticamente pressionada a assumir este desafio pela gestora Ângela Sias por quem tenho muito respeito, situação caótica e totalmente incapaz devido às amarras da lei eleitoral, mas segui mesmo assim sem nunca ficar parada atendendo a esta gente que já se tornou minha e a quem devo satisfação do meu trabalho.
Apoei meus ACS quando foi dito que eles não poderiam ter vontade política pois eram agentes públicos 24 horas por dia ,fui a cada unidade de saúde e reuni com eles explicando melhor a palestra que haviam sido convocados e expliquei que : em momento de trabalho eu iria penalizar qualquer um deles que se atrevessem a fazer isto mas que o restante do tempo eu respeitaria e os defenderia (sou sobrevivente da ditadura , assisti a tudo-meu pai era militar) a democracia nos dá o direito de pensar e escolher quem quisermos para governar as nossas cidades ,veja bem :não sou política ,não voto em Viana AINDA ,não moro em Viana AINDA – mas isto é para outro texto,rsrsrs.
Recebi em dezembro o convite para ficar, conversei com minha prefeita, conversei com minha família e.
-Decidir por ficar porque confio na política do Prefeito Gilson Daniel percebi sinceridade em suas intenções e um desejo infinito de fazer o melhor pela cidade, este moço tem mais ou menos a idade de meu filho mais velho (que hoje é um jurista-com muito orgulho desta mãe babona) as mães aprendem mais que ninguém a conhecer pessoas e elas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos através de suas atitudes, palavras, gestos, carinho, generosidade e silêncio. E eu enxerguei isto neste moço.
-Decidi ficar porque Costumo cuidar de todas as relações que construo nessa vida
-Decidi ficar porque tenho que ajudar a este prefeito a fazer o que ele quer :uma saúde de qualidade onde o vianense tenha orgulho de entrar em unidade de saúde para visitar e dar um bom dia ao nosso profissional.
-Decidi ficar porque tenho 5600 idosos que precisam de minha luta para trazer dignidade e qualidade de vida para eles.
-Decidi ficar porque tenho 127 pacientes renais para providenciar seu direito semanal a hemodiálise
-Decidi ficar porque tenho que todos os dias tentarem zerar a minha demanda reprimida de mamografias que é de competência estadual, mas eu tenho responsabilidade sobre cada mulher que ainda não fez.
-Decidi ficar porque o meu Pronto Atendimento tem que ser melhorado e cada paciente que precisa de uma vaga lá fora para salvar sua vida se torna um familiar meu e não durmo enquanto este paciente não sai daí para obter recurso e tratamento maiis qualificado (já virei até piada na Central, “se for à secretária de Viana atende logo porque ela não nos dá paz enquanto não a atendemos’”.).
-Tenho uma série de “decidi ficar” e penso o mesmo que li outro dia "Salve Tiradentes, mas mártir mesmo é quem tem cárie" e a estas pessoas que tenho que dar satisfação.
Quando participo de bate-papos e palestras, as pessoas me perguntam sobre como recebo as críticas. Tiro de letra? Fico com ódio? Entro em depressão? Bom, não é uma coisa legal, óbvio, estando gestora a gente se expõe muito e naturalmente que desejamos um feedback amoroso, a não ser que se seja um polemista nato, mas creio que até estes gostam de uns afagos. Quem não gosta? Mas não adianta, faz parte do pacote ser retalhado de vez em quando, eu me incomodava mais. Ficava mal quando alguém me detonava. É estranha essa mania que temos de nos deixar atingir mais pelas críticas negativas do que pelas positivas. A gente pode receber 100 elogios num dia, aí vem alguém, te ofende, e você quase cai de cama. Valem pra qualquer pessoa, em qualquer situação, mesmo as mais corriqueiras.
*Não sei. Tem gente com a auto-estima bem resolvida que não dá a mínima para os desaforos que recebe: é muito desagradável ser criticado publicamente. Só que a gente acostuma, e o que nos aborrecia por uma tarde inteira, agora aborrece por 10 segundos.
*EU FICO CHATEADA MESMO É QUANDO QUEM ME CRITICOU TEM RAZÃO. Chateada comigo! É porque realmente poderia ter feito melhor. Mas quando é apenas grosseria, simplesmente deleto e só lamento o fato de existir tanto espírito de porco solto por aí, não sobra muito tempo pra ler estas coisas Quem "odeia" está mais envolvido do que supõe... Enfim, não tenho do que reclamar. Recebo uma enxurrada de afeto, das pessoas mais humildes que me levam um pedacinho de queijo, do sr Agostinho que vai lá na prefeitura só pra me ver , do sr. Raimundo que me telefona só pra saber como estou; do meu CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE que tem uma usuária do SUS como presidente (um dos únicos dos 5570 municípios brasileiros) ,dos meus amigos funcionários da secretaria que já se tornaram minha família e que sabem cuidar de vida como ninguém –olhem o nosso índice de mortalidade atual antes de criticar a administração atual são apenas poucos dias mas são monte de ações em serviço desta população amada .
Quando você cuida de alguém que está precisando você se torna um herói,porque o arqueóripo de herói é a pessoa que se precisar enfrenta a escuridão e segue com amor e coragem, porque acredita que algo pode ser mudado para MELHOR.
Esta profissão que eu não escolhi mas que me escolheu é cheia de glórias e desafios mas é gratificante ,porque é uma profissão de cuidado com a vida e este cuidar é tanto uma arte pois ao cuidar transmitimos nossos sentimentos e emoção ao outro como uma ciência porque exige conhecimento científico e habilidade para ser executado.
O cuidar é mais que um ato é uma atitude,porque abrange mais que um momento de atenção de zelo e de desvelo.Representa uma atitude de ocupação , de preocupação e principalmente de responsabilização com o outro.”Podemos curar algumas vezes, aliviar com freqüência , curar quando Deus permitir mas atender da melhor maneira sempre”
Já passou a época de “xingatório chegamos à época do ajudatório”.
Vamos fazer desta terra um orgulho espírito-santense, estarei sempre às ordens enquanto meu prefeito permitir e até quando Deus quiser.
Um ótimo fim de semana a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário