domingo, 9 de maio de 2010

Todas as Vidas
de Cora Coralina
Vive dentro de mim uma cabocla velha de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho, olhando para o fogo.
Benze quebranto.Bota feitiço...
Ogum. Orixá. Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...
Vive dentro de mim a lavadeira do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso d'água e sabão.
Rodilha de pano.Trouxa de roupa, pedra de anil.
Sua coroa verde de São-caetano.
Vive dentro de mim a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.Quitute bem feito.Panela de barro.
Taipa de lenha.Cozinha antigatoda pretinha.
Bem cacheada de picumã.Pedra pontuda.
Cumbuco de coco. Pisando alho-sal.
Vive dentro de mim a mulher do povo. Bem proletária.
Bem linguaruda, desabusada,sem preconceitos
,de casca-grossa,de chinelinha, e filharada.
Vive dentro de mima mulher roceira. -Enxerto de terra,
Trabalhadeira. Madrugadeira. Analfabeta.
De pé no chão.Bem parideira.Bem criadeira.
Seus doze filhos, Seus vinte netos.
Vive dentro de mim a mulher da vida.
Minha irmãzinha... tão desprezada, tão murmurada...
Fingindo ser alegre seu triste fado.
Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida - a vida mera das obscuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário