segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A VIDA COMO ELA É

Vontade de contar esta história... Vontade de aprendizagem no cuidar... Vontade de cuidado no intratável... Vontade de começo... quando tudo termina. Ela com imenso tumor pulmonar... Sem qualquer possibilidade cirúrgica... Sua única filha, gestante de 7 meses... Eu aprendiz, médica de sua família. O marido e pai, motorista, tentando conduzir... A dor da confirmação da morte da mulher... A manutenção da vida, na gestação da filha... Vem comigo, doutora, me ajude na notícia. Ela que conseguiu controlar o ar e a dispnéia... Na taquicardia daquele dia de visita em sua casa... Tarde de Novena de Nossa Senhora Aparecida... Fé nos santos e terços e na missa da televisão. Do livreto da novena com tercinho branco... Que eu não resistindo a retribuir a lição aprendida... Comprei de impulso e dei de presente pra ela... No dia que solicitei sua internação no hospital. Sabia comigo que não voltaria a vê-la... Precisava de cuidados mais intensivos.. . Acompanhei à distância a lenta agonia... Da luta viva na morte que a invadia. Ela me ensinou na sua sabedoria... A vida que se vive da forma que vier... A forma que se dá à vida que virá... A fé que dá a forma do viver à vida. Pra dona Helena, pela sabedoria de sua fé, sua vida e a sua morte, hoje. Angela Pasin -médica de família e comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário